ACUPUNTURA – A ARTE DE INSERIR
A acupuntura, antiga arte chinesa de curar, vem se tornando popular, nas últimas décadas em todo o mundo. Em muitas doenças resistentes aos tratamentos convencionais, a Acupuntura tem se mostrado extremamente eficiente. Além de estar livre dos efeitos colaterais comumente encontrados na terapêutica medicamentosa, é: simples, segura, eficiente e barata.
A acupuntura é um método terapêutico utilizado há aproximadamente 5000 anos no oriente. Refere-se a inserção de finas agulhas através da pele e tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos nos meridianos para produzir o efeito desejado.
Os chineses, ao longo destes milhares de anos, descreveram cerca de 1.000 pontos de acupuntura, sendo que 365 são os mais importantes. Para os chineses tradicionais, nosso organismo é formado de matéria e energia e é justamente a parte energética, a força vital ou Chi que circularia nestes meridianos e todas as doenças seriam conseqüentes a um distúrbio da circulação do Chi.
Evidências científicas acumulam-se acerca da eficácia da acupuntura. No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de várias origens. Esta é uma das razões para a ênfase atual da pesquisa no estudo dos mecanismos analgésicos da acupuntura. O foco de atenção tem sido o papel dos opióides endógenos neste mecanismo, ou seja, das endorfinas caracterizadas como o ópio da acupuntura. A acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas no corpo humano, como um aumento da taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormonios, melhora o fluxo sanguíneo e a função imunológica.
A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Entre elas estão: dores em geral, sinusite, renite, bronquite, alterações menstruais, cólicas, ansiedade, depressão, insônia, dores de cabeça, enxaqueca, paralisia facial, AVC, lombalgia, cervicalgia, tendinites e outras.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirGostei das informações disponibilizadas aqui. É muito importante que tenhamos acesso a informações de qualidade. Parabens Carlos pela iniciativa de disseminar os conhecimentos adquiridos em anos de estudo. Com certeza não só a teoria mas também aliada a prática desenvolvida na clìnica. Continue aprendendo sempre, para que tenhamos ótimos profissionais nesta área. Abraço do seu amigo João Paulo Dill.
ResponderExcluirGostei das informações disponibilizadas aqui. É muito importante que tenhamos acesso a informações de qualidade. Parabens Carlos pela iniciativa de disseminar os conhecimentos adquiridos em anos de estudo. Com certeza não só a teoria mas também aliada a prática desenvolvida na clìnica. Continue aprendendo sempre, para que tenhamos ótimos profissionais nesta área. Abraço do seu amigo João Paulo Dill.
ResponderExcluirNÃO É UM COMENTÁRIO E SIM UMA PERGUNTA.
ResponderExcluirUMA PESSOA VITÍMA DE PAF. Q UE NO MOMENTO ACUSOU DORMENCIA NAS PERNAS,A QUASE OITO MS, COM NEFRECTOMIA A ESQ. E COLOSTOMIA ESQUERDA A HACTIMAM. QUATRO MS DE CTI, COM UM PROJETÍL ALOJADO PERTO DA VEIA CAVA,COLOCOU DUAS VZS CATÉTER DUPLO J, C/ VARIOS ESTILHAÇOS VISIVEIS NAS TOMOGRAFIAS, NAS VERTEBRAS D11 E L1, HJ COM MUITAS DORES,A CD DIA MAIS FORTES,COM ESCARA SACRA, Q DEPOIS DE FEITA A CIRURGIA P/ FECHAR, EM 10/12/09, REABRIU POR NÃO SUPORTAR AS DORES AO FICAR DE LADO, FEZ NOVO DESBRIDAMENTO, EM 23/02/2010.E TEM HJ O DIAGNÓSTICO DE TER A BEXIGA NEUROGÊNICA. E ESTA PARAPLÉGICO.ELE TEM 34 ANOS.
A ACUPUNTURA TRARIA ALGUM BENEFICIO A ESTE PARA PACIENTE QUE NO MOMENTO ESTA HOSPITALISADO?
EM QUANTO TEMPO SE TEM RESULTADOS APÓS INICIAR UM TRATAMENTO EM ACUPUNTURA?
ResponderExcluirBoa tarde Anônimo! Meu caro, com certeza a acupuntura traria benefícios para o mesmo, sendo que a ACP neste quadro trataria a dor do Paciente, e nao existe vertebra D11 e sim T11. Pelo quadro neurológico do mesmo com lesão medular, temos que usasr pontos na qual consigam pegar raises cervicais, pois o tratamento nada mais é que liberar endorfinas a nível da corr sang. para reduzir a dor...
ResponderExcluiristo falando de medicina ocidental, pois a ACP oriental nao se preocupa com esta lesão, pois se baseia na quatao do QI que circula pelos meridianos. e neles a lesao medular nao afeta.
gostei da sua explicaçào detalhada.! me liga para falarmos melhor!
Cleusa, o resultado é na primeira consulta ja, sendo que a duração do tratamento varia de caso para caso.
ResponderExcluirabs.