terça-feira, 14 de julho de 2009

CLÍNICA DE TRATAMENTO DA DOR E DAS ALTERAÇÕES POSTURAIS

ACUPUNTURA – A ARTE DE INSERIR

A acupuntura, antiga arte chinesa de curar, vem se tornando popular, nas últimas décadas em todo o mundo. Em muitas doenças resistentes aos tratamentos convencionais, a Acupuntura tem se mostrado extremamente eficiente. Além de estar livre dos efeitos colaterais comumente encontrados na terapêutica medicamentosa, é: simples, segura, eficiente e barata.
A acupuntura é um método terapêutico utilizado há aproximadamente 5000 anos no oriente. Refere-se a inserção de finas agulhas através da pele e tecidos subjacentes em diferentes profundidades e em pontos estratégicos nos meridianos para produzir o efeito desejado.
Os chineses, ao longo destes milhares de anos, descreveram cerca de 1.000 pontos de acupuntura, sendo que 365 são os mais importantes. Para os chineses tradicionais, nosso organismo é formado de matéria e energia e é justamente a parte energética, a força vital ou Chi que circularia nestes meridianos e todas as doenças seriam conseqüentes a um distúrbio da circulação do Chi.
Evidências científicas acumulam-se acerca da eficácia da acupuntura. No Ocidente, a acupuntura ganhou credibilidade principalmente por seu efeito no alívio da dor, seja ela de várias origens. Esta é uma das razões para a ênfase atual da pesquisa no estudo dos mecanismos analgésicos da acupuntura. O foco de atenção tem sido o papel dos opióides endógenos neste mecanismo, ou seja, das endorfinas caracterizadas como o ópio da acupuntura. A acupuntura não causa apenas um efeito analgésico, ela provoca múltiplas respostas biológicas no corpo humano, como um aumento da taxa de secreção de neurotransmissores e neurohormonios, melhora o fluxo sanguíneo e a função imunológica.
A Organização Mundial da Saúde lista mais de 40 doenças para as quais a acupuntura é indicada. Entre elas estão: dores em geral, sinusite, renite, bronquite, alterações menstruais, cólicas, ansiedade, depressão, insônia, dores de cabeça, enxaqueca, paralisia facial, AVC, lombalgia, cervicalgia, tendinites e outras.

7 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Gostei das informações disponibilizadas aqui. É muito importante que tenhamos acesso a informações de qualidade. Parabens Carlos pela iniciativa de disseminar os conhecimentos adquiridos em anos de estudo. Com certeza não só a teoria mas também aliada a prática desenvolvida na clìnica. Continue aprendendo sempre, para que tenhamos ótimos profissionais nesta área. Abraço do seu amigo João Paulo Dill.

    ResponderExcluir
  3. Gostei das informações disponibilizadas aqui. É muito importante que tenhamos acesso a informações de qualidade. Parabens Carlos pela iniciativa de disseminar os conhecimentos adquiridos em anos de estudo. Com certeza não só a teoria mas também aliada a prática desenvolvida na clìnica. Continue aprendendo sempre, para que tenhamos ótimos profissionais nesta área. Abraço do seu amigo João Paulo Dill.

    ResponderExcluir
  4. NÃO É UM COMENTÁRIO E SIM UMA PERGUNTA.

    UMA PESSOA VITÍMA DE PAF. Q UE NO MOMENTO ACUSOU DORMENCIA NAS PERNAS,A QUASE OITO MS, COM NEFRECTOMIA A ESQ. E COLOSTOMIA ESQUERDA A HACTIMAM. QUATRO MS DE CTI, COM UM PROJETÍL ALOJADO PERTO DA VEIA CAVA,COLOCOU DUAS VZS CATÉTER DUPLO J, C/ VARIOS ESTILHAÇOS VISIVEIS NAS TOMOGRAFIAS, NAS VERTEBRAS D11 E L1, HJ COM MUITAS DORES,A CD DIA MAIS FORTES,COM ESCARA SACRA, Q DEPOIS DE FEITA A CIRURGIA P/ FECHAR, EM 10/12/09, REABRIU POR NÃO SUPORTAR AS DORES AO FICAR DE LADO, FEZ NOVO DESBRIDAMENTO, EM 23/02/2010.E TEM HJ O DIAGNÓSTICO DE TER A BEXIGA NEUROGÊNICA. E ESTA PARAPLÉGICO.ELE TEM 34 ANOS.

    A ACUPUNTURA TRARIA ALGUM BENEFICIO A ESTE PARA PACIENTE QUE NO MOMENTO ESTA HOSPITALISADO?

    ResponderExcluir
  5. EM QUANTO TEMPO SE TEM RESULTADOS APÓS INICIAR UM TRATAMENTO EM ACUPUNTURA?

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Anônimo! Meu caro, com certeza a acupuntura traria benefícios para o mesmo, sendo que a ACP neste quadro trataria a dor do Paciente, e nao existe vertebra D11 e sim T11. Pelo quadro neurológico do mesmo com lesão medular, temos que usasr pontos na qual consigam pegar raises cervicais, pois o tratamento nada mais é que liberar endorfinas a nível da corr sang. para reduzir a dor...
    isto falando de medicina ocidental, pois a ACP oriental nao se preocupa com esta lesão, pois se baseia na quatao do QI que circula pelos meridianos. e neles a lesao medular nao afeta.
    gostei da sua explicaçào detalhada.! me liga para falarmos melhor!

    ResponderExcluir
  7. Cleusa, o resultado é na primeira consulta ja, sendo que a duração do tratamento varia de caso para caso.
    abs.

    ResponderExcluir